Vila Velha e Vitória: cidades do Espírito Santo ótimas para crianças (mas que os adultos também irão adorar!)


Conheci essas cidades pelo fato de ter membros da família que foram morar em Vila Velha em 2013. Desde então, eu e meu marido criamos o hábito de, em todas as férias, irmos visitá-los. Assim, ano a ano, conhecemos um pouquinho mais dessas maravilhosas cidades, especialmente num aspecto: os encantos que ambas oferecem para as crianças.
E que encantos são esses?

Comecemos por Vila Velha, onde sempre ficamos hospedados em frente à Praia da Costa. Nessa praia, em toda a sua extensão, há parquinhos infantis com pula-pula, balanço, escorrega e vários outros brinquedos. Quer coisa mais gostosa? A criança pode brincar na praia com uma mega estrutura e ainda tomar aquela água de coco geladinha! O lugar é realmente ideal para deixar a criançada gastar energia em contato com a natureza!
Então, depois de tanto gastar energia, como não se deliciar com a fábrica de chocolates Garoto? Lá, é possível fazer a visita à produção dos chocolates, chamada “Chocotour”, curtir o Museu da Garoto e finalizar com as comprinhas na loja que possui diversos itens diferenciados.

Em Vitória, além do encantador Projeto Tamar, onde há diversas atrações tanto para crianças quanto para os adultos (mas, certamente as crianças ficam muitíssimo maravilhadas em ver de perto as tartarugas), a cidade possui várias praças públicas com diversão para a garotada: a Praça da Ciência, que mistura brincadeira e ciência num espaço ao ar livre adorável, e a Praça dos Namorados, que nos fins de semana abriga a Feira de Artesanato da cidade e possui diversos brinquedos.

Um passeio imperdível é o Parque Botânico Vale, um complexo com 33 hectares de área verde, com várias trilhas, parquinho com brinquedos de madeira e areia, e muito mais. Você irá se surpreender com o Projeto, tamanha sua grandiosidade e exuberância.

Além do mais, tanto Vitoria como Vila Velha possuem ótimos restaurantes, com a típica culinária capixaba, com áreas infantis, que agrada muito às crianças e também ao pais, que conseguem fazer suas refeições um pouco mais em paz enquanto seus pimpolhos se divertem a valer – já que é disso mesmo que eles gostam! Um exemplo é o famoso restaurante Ilha do Caranguejo. Meu sonho é que o Rio de Janeiro tivesse mais restaurantes assim! Pelo que sei, há alguns na Barra da Tijuca, e, mesmo assim, muito poucos… Como mãe de dois meninos pequenos, o ato de fazer uma refeição com tranquilidade num restaurante é quase uma empreitada, mas, na Ilha do Caranguejo, pode ter certeza que isso é possível.

Assim, para aqueles que pretendem visitar as cidades capixabas acompanhados de seus filhos, confira a lista com esses palpites de diversão garantida para a criançada mas que os adultos também vão adorar:

 

Vila Velha

1. Praia da Costa

Também dá nome ao bairro nobre de Vila Velha. Praia urbanizada, com extensão de 5 km, possui ciclovia, quiosques, feirinha, e é ótima para a prática de diversos esportes. Eu sempre corro lá. E como falei acima, conta com parquinhos infantis na areia em diversas partes da praia.

2. Fábrica de Chocolates da Garoto

Tiago Romero Garcia concede a todos o direito de usar esta obra para qualquer fim, sem quaisquer condições, a menos que tais condições sejam impostas por lei @ Wikimedia Commons

As crianças vão adorar conhecer o processo de fabricação dos chocolates, no chamado “Chocotour”. E ainda podem visitar o Museu e a loja que ficam no mesmo endereço, na Praça Meyerfreund, nº 01, Glória, Vila Velha.
Para saber mais sobre as regras de visitação, entre no site oficial: www.garoto.com.br

3. Convento Nossa Senhora da Penha

Independente da religião, o Convento vale a pena ser visitado, pois possui uma das mais belas vistas do Espírito Santo. É considerado também o mais famoso ponto turístico de Vila Velha. Lá, as crianças vão ficar encantadas com a paisagem e o espaço para correrem! Pode-se chegar de carro, van ou, para os mais aventureiros, fazer a trilha a pé até o seu topo.

4. Restaurante Ilha do Caranguejo

Situado dentro do Boulevard Shopping, em Vila Velha, e no Jardim Camburi, em Vitória, o restaurante, como o próprio nome sugere, é especialista em frutos do mar, tendo o caranguejo como seu “carro chefe”. A área destinada às crianças é impressionante. Melhor do que muito parquinho de shopping do Rio de Janeiro.
Informações: www.ilhadocaranguejo.com.br

 

Vitória

1. Projeto Tamar

As crianças vão amar ver de perto as diversas tartarugas marinhas que vivem nesse santuário. Na visitação há informações sobre a conservação das tartarugas marinhas no Brasil, as diversas espécies existentes, espaços temáticos e locais de desova das tartarugas no estado. Há visitas orientadas, espaços de lazer e um Mirante.
Está localizado na Av. Nossa Senhora dos Navegantes, nº 700ª, Vitória – ES.

2. Praça da Ciência

A praça é uma mistura de divertimento com conhecimento. Fica localizada em frente ao mar, perto da “Curva da Jurema”. Possui estacionamento e monitores durante a visita.
Endereço: Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá, Vitória – ES.

3. Praça dos Namorados

Uma das mais movimentadas áreas de lazer de Vitória, possui diversas atrações para crianças e adultos. Nos fins de semana, ocorre a Feira de Artesanato Artes na Praça, com artesanato, comidas típicas e diversos brinquedos.
Endereço: Avenida Saturnino de Brito, 1075, Praia do Canto, Vitória – ES.

4. Parque Botânico Vale

Conforme afirmei acima, o parque possui 33 hectares de área verde e está localizado no cinturão do Complexo de Tubarão. Lá, você poderá contemplar um Jardim sensorial e um orquidário, além de poder percorrer várias trilhas. Possui também uma grande área com brinquedos de madeira e areia para as crianças se esbaldarem. Reserve um dia só para visitar tudo o que local proporciona e aproveite para fazer um delicioso piquenique. Mas é preciso estar atento às regras do parque. Acesse o site oficial da Vale para obter todas as informações necessárias: www.vale.com/parquebotanicovitoria

 

 

 

 

Rafa Guimaraes

advogada, petropolitana radicada no Rio, mãe de Bernardo e Felipe, meia maratonista, festeira, nossa loura verdadeira e, claro, palpiteira.

VEJA OUTROS PALPITES

2 Comentários

  • Eliezer
    28 de setembro de 2017 at 22:03

    Para aqueles que pretendem visitar a capital capixaba SEM ESTAR acompanhados de seus filhos, recomendo o já famoso “Triângulo das Bermudas”, heheheh

    • rafaela
      1 de outubro de 2017 at 13:01

      Ótimo palpite Eliezer!

DEIXE SEU PALPITE

Siga o Palpitando

Os Palpiteiros

Carol, Rafa, Gi, Marcos e Beta

Carol, Rafa, Gi, Marcos e Beta

Somos cinco amigos muito palpiteiros que gostariam de convidar todos para entrar nessa sala de estar virtual e, junto conosco, tornar-se um palpiteiro por aí...