Espaguete alla Carbonara – uma receita envolta em mistérios


Minhas origens italianas são 100% napolitanas. Sendo assim, na minha família, desde os tempos das minhas avós, toda a comida feita em casa possui as características culinárias dessa região: Napoli-Calábria. Isso se traduz em muito tomate, mais tomate, sempre tomate e tudo-com-tomate. Na minha casa era impensável fazer uma macarronada aos domingos que não fosse com molho de tomate e suas variações. Então, cresci nesse ambiente “atomatado”: eram molhos e mais molhos feitos à base do fruto que eu não deixava no prato: raspava com pão até não sobrar mais nada.

Devo confessar que até hoje minha preferência é por molhos “vermelhos”. Mas… bom, aqui começa a história. Um belo dia, meu marido virou-se para mim e disse: “vou fazer um espaguete alla carbonara”. Gelei. Não sabia o que dizer. A única coisa que eu sabia é que o tal molho alla carbonara não levava tomate e isso para mim era algo muito difícil de aceitar. Fiquei muito tensa, achando que não ia gostar, ia ter tremedeiras por crise de abstinência de molho de tomate no macarrão, vários pensamentos bizarros percorreram a minha mente numa fração de segundo. Mas aí, claro, imagina, me recompus e fui logo aceitando a proposta, fingindo a maior normalidade do universo: “Claro amor, que delícia”! Delícia como, se eu nunca tinha comido o tal carbonara?  Aí fui ficando ainda mais tensa porque já tinha me comprometido a gostar do prato.

E foi uma aposta daquelas que você acerta em cheio. Eu simplesmente virei fã desse molho que hoje faz parte da minha nova tradição familiar: Aqui em casa, volta e meia, fazemos um maravilhoso espaguete alla carbonara para romano nenhum botar defeito.

Sim, a origem do molho à base de ovos, bacon, queijo parmesão e pimenta do reino é romana e como todas as receitas tradicionais está envolta em muitos mistérios. O nome carbonara deriva da palavra “carvão” e por isso atribui-se aos carvoeiros da Roma Antiga a invenção do prato. Outra versão confere o nome ao uso da pimenta do reino por cima da massa dando um aspecto de carvão. E ainda, uma terceira versão diz que o prato teve origem em Carbonia, um povoado perto de Cagliari, pelas mãos de um cozinheiro que, posteriormente mudara-se para Roma, levando consigo a receita e atribuindo o nome à sua cidade Natal.

Então, vamos ao que interessa: enquanto você fica aí imaginando qual das três versões é a verdadeira, vá acompanhando o passo a passo de como fazer um espaguete alla carbonara. Não é a receita do tal cozinheiro misterioso ou dos carvoeiros romanos mas, sim, a receita que conquistou meu paladar e me fez aceitar que nem tudo em termos de macarrão significa tomate.

Espaguete alla carbonara

Ingredientes:

Dentes de alho fatiados

Salsinha

Pancetta ou toucinho defumado (fatiados)

Manteiga

Vinho branco

Ovos

Queijo parmesão ralado

Sal e pimenta do reino moída na hora

 

Modo de fazer:

  1. Pique o alho e o toucinho ou pancetta. Derreta a manteiga na frigideira e deixe fritar por 1 ou 2 minutos.
  2. Adicione o vinho e cozinhe até reduzir um pouco. Tire do fogo.
  3. Quebre os ovos numa tigela e junte o parmesão ralado. Tempere com a pimenta e bata vigorosamente com um batedor de ovos. Reserve.
  4. Pique a salsa
  5. Cozinhe o espaguete e junte o macarrão à mistura de ovos e queijo e mexa bem depressa para que o ovo não cozinhe.
  6. Adicione a pancetta ou toucinho à massa e misture. Coloque a salsinha, misture de novo e está pronto! Despeje numa travessa e sirva.

*Existe uma variação: pode-se acrescentar um pouco de creme de leite fresco aos ovos com queijo para dar maior leveza ao molho.

E agora? Vai fazer como eu e deixar de lado os molhos somente à base de tomate na próxima macarronada de domingo? Na dúvida, vou deixar aqui também dois palpites de lugares onde você pode comer um delicioso espaguete alla carbonara para depois comparar com a receita que deixei para vocês.

Pici Trattoria – Rua Barão da Torre, 348 – Ipanema, Rio de Janeiro

Nino Cucina – Rua Jerônimo da Veiga, 30 – Itaim Bibi, São Paulo

 

Espaguete alla Carbonara – uma receita envolta em mistérios

Espaguete alla Carbonara – uma receita envolta em mistérios

Espaguete alla Carbonara – uma receita envolta em mistérios

Espaguete alla Carbonara – uma receita envolta em mistérios

Espaguete alla Carbonara – uma receita envolta em mistérios

Espaguete alla Carbonara – uma receita envolta em mistérios Espaguete alla Carbonara – uma receita envolta em mistérios

 

Espaguete alla Carbonara – uma receita envolta em mistérios

Espaguete alla Carbonara – uma receita envolta em mistérios      Espaguete alla Carbonara – uma receita envolta em mistérios

 

 

 

 

 

Posts Relacionados

Spaghetti Alla Puttanesca – A controversa história...   “... nas interações em que o indivíduo apresenta um produto a outros, ele lhes mostrará apenas o produto final levando-os a apreciá-lo com bas...
Maria Carolina Amendolara

administradora de empresas, paulistana com cidadania carioca, mãe de Graziela e Francisco, ama tomar vinho e cozinhar para os amigos, nossa morena encaracolada, e, claro, palpiteira.

VEJA OUTROS PALPITES

DEIXE SEU PALPITE

Siga o Palpitando

Os Palpiteiros

Carol, Rafa, Gi, Marcos e Beta

Carol, Rafa, Gi, Marcos e Beta

Somos cinco amigos muito palpiteiros que gostariam de convidar todos para entrar nessa sala de estar virtual e, junto conosco, tornar-se um palpiteiro por aí...