Dia das Crianças – o palpite é brincadeira!


Nesta quinta-feira, dia 12 de outubro, nós temos uma dupla comemoração aqui nas terras tupiniquins. O feriado de hoje é devido à homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, mas acredito que muitos conheçam o dia 12 de outubro como o “Dia das Crianças”. A data traz luz à luta pelos direitos e proteção das crianças contra violência, abusos e contra trabalho infantil.

Mas você sabia que o Brasil foi um dos primeiros países a estabelecer uma data para homenagear as Crianças? E que outros países comemoram esse dia em dias diferentes do nosso?

Existem diversas origens para o dia das crianças. No Brasil, ele foi criado pela proposição de um deputado federal em 1920 mas a data só foi oficializada em 1924. Entretanto, o dia das crianças só passou a vigorar no calendário de festas comerciais quando uma empresa fabricante de brinquedos lançou uma campanha para alavancar a venda de brinquedos e produtos infantis, anos depois da criação da data comemorativa.

Na maioria dos países, o dia das crianças é comemorado em 20 de novembro pois, nessa data, foi promulgada a Declaração Universal do Direito das Crianças pela UNICEF. No entanto, ainda há países que têm suas datas próprias para comemorar esse dia, como em Portugal e Moçambique onde se comemora em 1° de junho. Já na Argentina, o dia das crianças é comemorado no segundo domingo de agosto e no México em 30 de abril.

Aproveito então as comemorações do dia das crianças aqui no Brasil para dar um palpite: Acredito que podemos rever muitos conceitos que foram estabelecidos há anos atrás e aproveitar o dia de hoje não para encher nossos filhos com brinquedos – mas sim, para desfrutarmos de fato esse dia com eles. Aproveite para olhar em seus olhos e compreender que, para eles, o fato de as peças do jogo não se encaixarem é um problemão ou que não conseguir pedalar rápido pode causar a mesma frustração que causa em nós, adultos não quando não passamos em uma prova ou em uma entrevista de emprego.

 

 

E, além disso, entregue-se às brincadeiras de corpo e alma sem se preocupar com as notificações das redes sociais – de preferência desligue o celular por um dia, um único dia para dedicar-se totalmente aos pequenos e fazer um verdadeiro “dia da criança”.

 

 

Para ajudar nesta tarefa sugerimos algumas atividades nesse post aqui e algumas opções de passeio aqui. Você pode construir algum brinquedo com a ajuda deles e usar materiais pouco comuns como uma estacionamento de carrinhos com caixas de vinho ou novos brinquedos com caixas de papelão. Permita às crianças participarem do processo de criação! Garanto que a diversão está garantida.

Posts Relacionados

6 atividades para fazer com as crianças antes que ...   Seus filhos pequenos são atentados, te chateiam com pirraças sem fim e você torce por alguns momentos de tranquilidade, certo? Nada mais leg...
Gisele Ferret

engenheira cartógrafa, carioca, mãe de Eric e Helena, dá nó em pingo d’água, é superfamília, nossa negra sem chapinha e, claro, palpiteira.

VEJA OUTROS PALPITES

2 Comentários

  • Eliezer
    12 de outubro de 2017 at 22:50

    Se liga no forno de microondas, rsrsrs

    • Fábula
      Fábula
      17 de outubro de 2017 at 10:23

      Bem moderno e criativo! kkkk

DEIXE SEU PALPITE

Siga o Palpitando

Os Palpiteiros

Carol, Rafa, Gi, Marcos e Beta

Carol, Rafa, Gi, Marcos e Beta

Somos cinco amigos muito palpiteiros que gostariam de convidar todos para entrar nessa sala de estar virtual e, junto conosco, tornar-se um palpiteiro por aí...